Pular para o conteúdo principal

Morro do Bairro Córrego Fundo - São José dos Pinhais



  A saga da Serra do Salto prossegue. Desta vez, o escolhido foi o mais próximo da BR-376, conhecido apenas como Morro do Bairro Córrego Fundo. 
 O único tracklog que acessava seu cume partia de uma pedreira ainda ativa no lado oeste do morro. Certa vez aproveitei para chegar lá e confirmar se o acesso seria possível, mas fui informado no local que não poderia ser feito. Também perguntei num clube de tiro próximo, onde ocorrem as provas de resistência física "Braves", e onde a resposta foi a mesma. Mas eu lembrava que o Jean havia acessado esse morro e postado fotos de uma pedreira, dando a entender que o acesso teria sido feito da mesma forma que aquele tracklog. Conversando com ele, a bola foi cantada: A pedreira é outra, que me passou despercebida, situada no lado norte do morro. 
 Na extremidade esquerda havia um vestígio de trilha, que seguiu até o topo da pedreira. Acima dela, parecia que a dificuldade seria bastante presente até o cume, com um trecho fechado, embora o facão abrisse-o sem muita dificuldade. Mas logo após isso, o cenário mudou para uma floresta bem aberta, e em seguida chego á uma trilha bem aberta, que vinha da direita. Dali em diante, entre trechos cobertos e descobertos, chegar ao cume não demonstrou nenhuma dificuldade. Por todo o trajeto era comum passar a seguir trilhas e perde-las, encontrando outros vestígios claros de passagem com frequência, e sendo extremamente fácil traçar a própria rota quando era mais cômodo. 
 O cume é encoberto, mas pouco antes dele há uma área grande de vegetação baixa, distinguível por imagens de satélite, e é o ponto final da trilha, onde havia um minúsculo espaço para deixar a mochila no chão no meio de todo o mato. A vista era ótima do restante da Serra do Salto, sendo os morros mais próximos os conhecidos como "Agudinho da Estrada Guaricana" e o "9" e o da Fazenda Paulistinha, mas também os "1", "3", o Pedra Branca e o Cruz, além das serras do Marumbi e da Baitaca. Se consolidada, uma trilha bem definida de acesso ao cume poderia ser feita facilmente em menos de 20~30 minutos, em bom ritmo.