A Ferrovia Curitiba-Paranaguá é uma das mais famosas do mundo no meio, pela dificuldade da execução do seu projeto através da mata e da serra do mar paranaense, cujo pedido foi algumas vezes rejeitado por empresas estrangeiras, sendo então projetada por André Rebouças e com sua construção sendo comandada por Teixeira Soares. A antiga Estação Roça Nova é vizinho bem próximo do túnel nº 13, que marca o começo da descida da serra. Mais adiante deste trilho, percorre-se a lateral da Represa do Cayguava, distinguível por uma antiga chaminé ali presente, que no seu topo hoje existe uma árvore. Do outro lado, estão alguns morros do setor sul da Serra da Baitaca, até chegar á Estação Banhado, e em seguida, a Casa do Barão do Itupava.
A Estação Roça Nova passou diversos anos abandonada, até se tornar completamente depredada. Em 2008 iniciou-se o processo de restauração, para mais tarde tornar-se a sede de uma vinícola, a Cave Colinas de Pedra. Sob agendamento, ela dispõe de um restaurante e degustação, com também passeio guiado até uma caverna onde são armazenadas as garrafas, que no restante do tempo fica inacessível. Há um vagão de trem aberto e decorado, e também áreas para descanso.
O acesso ao chamado Morro Roça Nova é feito á partir desta área. É evidentemente um caminho muito pouco frequentado, fora do tipo de interesse das pessoas que conhecem e frequentam o fino espaço do Colinas, e também abaixo do radar de montanhismo comum da Serra da Baitaca. Afinal, ele possui uma altura bastante discreta, com cerca de 110 metros á partir da Estação. No cume, há os restos de uma fundação, que no Google Earth demonstra ter no mínimo 20 anos, e uma antena um pouco mais ao sudeste. Lá também fica evidente o pouco interesse do local em dispor o cume como um de seus atrativos: O descampado que aparentemente foi feito apenas para a breve construção, é cercado por altas árvores que deixam visível apenas uma pequena janela para a Repesa Cayguava e sua chaminé, e para a Serra do Marumbi, onde a parte superior de suas montanhas é normalmente visível, mas neste dia o clima impediu. Com o drone, ainda foi possível fazer algumas imagens da represa.
O túnel 13 hoje em utilização não é original, mas sim foi feito posteriormente. O original é o próprio usado para maturação pela vinícola, e cujo restante da sua extensão pode ser acessada pelo outro lado do túnel 13 atual. Um dos lados do Morro Roça Nova, num ponto próximo da ferrovia e da represa, possuí uma área mais descampada e com uma boa vista para a Serra do Marumbi, e que foi registrada pelo montanhista Getulio Vogetta (https://www.wikiloc.com/hiking-trails/circuito-roca-nova-5346809).






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| O acesso á parte mais profunda da caverna é feita mediante acompanhamento e agendamento |
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Estação Roça Nova após restauração, que hoje abriga a loja e restaurante Cave Colinas de Pedra
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| Antiga britadeira abandonada á beira da ferrovia |
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| Túnel 13 |
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| Caminho morro acima, com uma constância aparência de que seu acesso é um tanto raro. |
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| Restos de uma fundação no cume do morro |
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Chaminé da Represa Cayguava
 Estação em 2008, logo antes de ser restaurada (http://www.estacoesferroviarias.com.br/)  Antigo Túnel 13, lado leste. Foto por Getulio Vogetta  Interior do túnel da vinícola  Área descampada, bem abaixo do cume do Roça Nova, próximo da Ferrovia. Foto por Getulio Vogetta |