Pular para o conteúdo principal

Cachoeiras de Mandirituba e Recanto Saltinho

  Fazenda Rio Grande é basicamente como Araucária no sentido da sua ausência de pontos de interesse para os interessados em algumas atividades outdoor. Mas ao menos eles possuem Mandirituba, que possui alguns discretos pontos, como a Serra do Palermo (e sua torre), e as Cachoeiras do Guapiara, Areia Branca, Espigão das Antas e da Rocinha. Em geral eles não são muito grandes ou chamativas, mas ainda existe a opção não muito distante do Recanto Saltinho, na divisa de Mandirituba com Tijucas do Sul. Escolhi um final de sábado á tarde onde com muita pressa consegui conhecer as cachoeiras da região, todas um tanto próximas entre si.
 A Cachoeira Areia Branca é a mais próxima do centro do minúsculo município, localizada a pouco mais de 600 metros da rodovia. Por conta disso, acaba sendo um local bastante frequentado pelos moradores nos dias de calor, embora possua um nível de água em geral baixo e um poço bem baixo. Por conta disso, os visitantes acabam levando seus filhos para brincar na água. No contexto geral, não é um local dos campeões em beleza, mas que ainda só piora com seus frequentadores que fizeram do local um depósito de lixo.







 Em seguida, a Cachoeira Espigão das Antas é a mais fora de rota, e também tem um cenário curioso, e não essencialmente belo. Estaciona-se em frente á um bar no ponto onde o Maps indica como sendo o mais próximo, e bem em frente começa uma estradinha não exibida no Maps que passa ao lado de algumas propriedades e desce até chegar no rio. É um rio mais largo e com forte fluxo de água, mas sem uma cachoeira propriamente dita, e sim algumas sequências de quedas. A correnteza, água marrom e as pedras não formam pontos muito bons para banho, embora até existam. Apesar disso, no dia em questão havia bastante gente no local, além de muitos porcos. A trilha á beira do rio é extensa mas não chega a nenhum local relevante ao passeio.








 Retornando mais próximo da cidade e se alinhando com as demais, a Cachoeira do Guapiara está bem ao lado da estrada e é rapidamente acessada por uma curta trilha, que costuma ser frequentada por ciclistas. É uma cachoeira mais bonita, e em caso de passeios com tempo mais limitado, é a primeira a qual eu indico a visita.




 Um pouco mais adiante e mais próxima da Serra, a Cachoeira da Rocinha é outra mais frequentada por ciclistas, e assim como todas as demais não possui nenhuma placa ou marcação contendo direções ou entrada, mas sua trilha é bem larga e curta. O Google Maps pode, como no meu caso, indicar o começo incorreto para a trilha, já que sua rua mais próxima não está marcada no aplicativo, mas basta seguir o som do rio e a estrada abaixo que logo encontrará uma entrada para a esquerda, onde o som passa a ser mais evidente, atravessa-se pequenas passagens de água e chega-se a mais alta cachoeira até agora, e que junto com a do Guapiara, ajudou a fazer o passeio valer mais a pena.






 Por último, mais longe e já pertencendo ao município de Tijucas do Sul, o Recanto Saltinho é um lugar diferente dos demais, pois se trata de uma área particular que é um atrativo muito interessante para passar um final de semana com a família, seja para acampar ou apenas para passar o dia. Possui entrada paga - R$ 20 - mas que foi permitido uma rápida entrada grátis no fim de tarde só para conhecer o lugar. Conta com restaurante, trilhas em meio á propriedade, piscina infantil, área de pesca, e churrasqueiras para alugar. E o principal, a larga queda de água que dá um nome pouco apropriado ao lugar, já que ela é impressionante em todas as suas dimensões. Em frente á ela há uma área cercada que permite um banho seguro e agradável, embora assim como as outras cachoeiras, a sua água apenas não é transparente como se é habituado de ver em na nossa Serra do Mar. Mas não deixe esse pequeno detalhe fazer qualquer diferença, e se estiver pela região, aproveite para conhecer cada um desses locais, especialmente as últimas.