Pular para o conteúdo principal

Ilha do Mel - Caminhada da Praia de Encantada até a Fortaleza

 Desde criança sempre ouvi falar da Ilha do Mel, mas meus pais nunca tiveram interesse em ir visita-la. O destino certamente acompanha as Cataratas do Iguaçu e a capital do estado como os mais famosos roteiros do Paraná e acertei um claro e quente final de semana para conhecer a ilha, partindo do ponto de embarque em Pontal do Sul, por R$ 35 por pessoa, contando ida e volta. A ida leva meia hora e nos deixou na Praia de Encantadas, onde eu havia reservado nossa hospedagem.











                



















                

A Praia de Encantadas é um dos dois pontos de embarque e desembarque da ilha, este com uma fama de ser um lugar um tanto menos "família" e que costuma atender melhor o público mais jovem. Mas particularmente eu não entendi tal fama, sendo que o lugar é muito agradável e certamente agrada ambos os públicos, embora de fato, a Praia de Nova Brasília provavelmente deve agradar menos o público mais jovem. Em Encantadas há diversos restaurantes, além de dois mercados, e também é próximo de um dos pontos mais conhecidos da ilha, a Gruta de Encantadas, cerca de 10 minutos da praia. 

                




                

                

  Em seguida, se aproximava o Pôr do sol e resolvo subir o pequeno morro á direita da trilha de volta para a Praia de Encantadas, quando encontro um amigo de minha cidade que é mochileiro e á dias já explorava diversas ilhas do litoral Paranaense. Pouco antes do topo do Morro da Encantadas, que no seu cume possui 59 metros de altitude, há o principal mirante, onde é possível uma excelente visão de Encantadas e do Pôr do Sol, como também da Praia Mar de Fora, do Morro do Careca, e do Morro São Miguel, logo á frente. Seu cume é coberto por vegetação mas além do cume também há uma janela de vista para o mar.










 No dia seguinte, os planos já eram certos: Andar aproximadamente 15km pelos principais atrativos da ilha, começando pela Praia Mar de Fora, no que se aproxima o Morro do Sabão e em seguida a Praia do Miguel:











 Depois da Praia do Miguel, a travessia para a próxima praia - a Praia Grande - pode ser feita atravessando as faixa de pedras na costa ou subindo e descendo o morro ao lado, decisão tomada geralmente á depender da maré, que no nosso caso de manhã foi pelas pedras, trecho um pouco extenso e cansativo para os mais sedentários.




 Saindo da Praia Grande, nos aproximamos da vila do farol, onde a caminhada começa á ficar mais coberta conforme nos aproximamos de outro ponto referência da Ilha, o Farol das Conchas, que após uma longa escadaria proporciona também uma das melhores visões da Ilha do Mel.











 Após isso, caminhamos em direção á Praia de Brasília e em seguida a Praia do Limoeiro, onde o calmo mar e o cenário paradisíaco poderia fazer duvidar quem ouvisse que se tratava do litoral paranaense. Atravessamos a estreita "cinturinha" da ilha e chegamos ao começo da trilha que nos levaria ao nosso último destino do dia (antes do retorno, claro): A Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, o único monumento militar do século XVIII existente no Paraná, instalado nos contrafortes do Morro da Baleia, erguido com paredes de um metro e meio de espessura, e concluída em 23 de abril de 1769, com a participação do povo de Paranaguá.


















 Agora, só faltava a longa caminhada de volta para Brasília, após quase 4 horas de caminhada, onde almoçamos e pegamos um barco de volta para nossa hospedagem em Encantadas, onde após um breve banho de mar, embarcamos de volta ao continente. Neste final de semana, a majestosa ilha fez dois novos fãs que certamente voltarão muitas vezes.