Pular para o conteúdo principal

Morro da Pedra, Morro do Baú e Praia de Taquaras

 Previsão ruim para o Paraná e resolvo tirar da lista o Morro do Baú em Ilhota - SC, e de quebra também o Morro da Pedra em Porto Escalvado, localidade de Navegantes, e de quebra mais algum da região, que acabou não sendo possível, e optei passar na Praia de Taquaras, em Balneário Camboriú, antes de voltar para casa.
 O Morro da Pedra em Porto Escalvado é uma caminhada curta mas um pouco cansativa, devido á sua inclinação em alguns trechos. É possível deixar o carro tanto na base, que é um terreno acessado pela Rua Loureci Soares da Silva, tanto mais acima, na altitude aproximada de 160 metros. Como eu desconhecia este ponto mais acima, acabei deixando o carro mais abaixo e partindo próximo ao nível do mar. O local é bastante frequentado, tanto por alguns motociclistas tanto por proprietários de veículos 4x4, desde que bem altos e sem muita dó para passar em alguns trechos muito acidentados e com rochas emergindo do solo. No "cume", á uma cruz onde pode se praticar rapel á partir da rocha onde ela se encontra, e a estrada segue mais adiante subindo mais um pouco até o verdadeiro cume. Porém o verdadeiro cume é completamente coberto e não costuma ser frequentado, e no local possui apenas uma antena. De volta ao ponto principal, a vista é muito boa e é possível observar desde Barra Velha até Camboriú, mas em especial Penha, Navegantes e Itajaí. A subida desde a base até o cume pode ser realizada entre 30 minutos á uma hora, dependendo do ritmo, mas como eu disse é possível parar o carro mais acima e reduzir um pouco esta média. Como o local não se situa á muito tempo de viagem da BR 101, vale a visita.













 Parada em um mercadinho de bairro para comprar o almoço e parti para o Morro do Baú, em Ilhota. Se você colocar apenas Morro do Baú no Google Maps, as direções que ele te fornece acabam levando para o local errado, sendo que o correto, afinal você precisa sempre se basear onde o Wikiloc indica como o ponto inicial, que neste caso é mais adiante, em um local bastante curioso, ao lado dos escombros de uma construção com um emblema escrito Herbário Barbosa Rodrigues, que no Google descubro que o Parque Municipal do Morro do Baú é de propriedade do Herbário Barbosa Rodrigues, organização não-governamental de fins científicos e filantrópicos com sede em Itajaí. Ao lado deste local, também existe uma cachoeira. A trilha começa logo ao lado desta construção, e é longa, distribuindo bastante a elevação ao seu decorrer, de forma que não se torna uma trilha muito exaustiva. Ela se torna mais íngreme apenas quando começa á se aproximar da formação principal da montanha, aproximadamente da altitude de 700 metros. No cume, há uma pequena área onde é possível acampar algumas barracas, e onde há diversas antenas, além de uma excelente vista, apenas um pouco limitada em algumas direções. Mas é possível ver em destaque as cidades de Ilhota, Gaspar e Blumenau, como também Navegantes, Penha e Itajaí, além de alguns morros da região, como o Morro do Cachorro, Pico da Bateia, Pico Mordida do Gigante, e até mesmo morros ao norte, como o Santo Anjo e os Boa Vista/do Meio/Jaraguá.

                   



















 Por fim, vou rever a Praia de Taquaras, em Balneário Camboriú, local que em um curto momento teve uma participação na minha infância e á tempos merecia uma visita.